Sobre MARCIA CRUZ

Marcia Cruz: consultora de desenvolvimento, coach, jornalista e blogueira. "BEM VIVER é preciso!..."

20 fevereiro Marcia Cruz 0 Comments

SOBRE  MARCIA CRUZ

Marcia Cruz nasceu na cidade de Propriá, em Sergipe, dia 29 de dezembro de 1966, e foi morar na capital sergipana, Aracaju, com apenas 5 anos de idade, e em agosto de 1990, aos 23 anos, foi morar na capital baiana, Salvador, onde teve seus dois filhos, Ingrid e Henrique. É formada em Jornalismo, pela UNIT, de Aracaju, e tem especialização em Marketing, pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), e em Turismo Ecológico, pela CEPOM, ambas em Salvador-BA, e formada em Life & Professional Coaching e Profiler Coaching (Analista de Perfil Comportamental - DISC) pela BRASCOACHING Treinamento e Desenvolvimento Empresarial, que tem sede em Salvador e atua em todo o Nordeste. 

Click e conheça sua história!!

EMPREENDEDORISMO E WEB JORNALISMO

Atuando na área de comunicação desde 1985, Marcia Cruz mudou-se para Salvador em 1990, ainda terminando o último ano da faculdade de Jornalismo, e atuou como empresária na capital baiana nas áreas de turismo receptivo (empresa Bahitour), musical (bandas Praquerê - de axé music -, Bridas - pop dance - e Coração Cigano - forró) e também produção de eventos. 

Ainda como empresária, foi arrendatária da Salvador Fm por dois anos (1999-2001).

Em 2005 lança a Revista Conexão Nordeste, no formato eletrônico, apostando no web jornalismo e no crescimento das redes sociais. E, no ano seguinte, o Club Bon Vivant, que trabalha com produtos e serviços de luxo, como vinhos, promovendo lançamentos de produtos, eventos enogastronômicos, e também cursos e seminários, além de representação do Clube do Vinho da promoter Licia Fábio que, assim como Marcia Cruz, também é serbaiana.

Como colunista, Marcia Cruz colaborou nas revistas Aracaju Magazine, Carnafolia, ArteAmbiente e IN. Foi colaboradora de matérias especiais no Jornal CINFORM, em Aracaju, tendo inclusive participado da edição especial de lançamento da nova sede do jornal, que é o principal do Estado de Sergipe, e editora dos cadernos Imóveis, Mercado e Trabalho, e Municípios, durante as férias dos Editores oficiais, além de ter participado de cadernos especiais sobre a vida de personalidades sergipanas e também sobre eleições. 

Também foi editora do site e revista Badalando (Salvador e Aracaju) e das revistas Medicina e Cia e Cidade Magazine, além de ter sido a jornalista responsável por Sergipe no Jornal da Vale, pela Casa do Cliente Comunicação e Marketing, do Rio de Janeiro. Jornal traduzido em vários idiomas e distribuído para mais de 12 países.

Diretoras da Conexão Nordeste, Fabiana Chaves e Marcia Cruz,
 com banda Afrodisíaco (Jauperi e Pierre Onássis) e Neto, da
equipe de cobertura da CN, em novembro de 2005, no
lançamento do Mambo Beach, em Aracaju.
CONEXÃO NORDESTE NASCE EM 2005

Com o slogan "O Nordeste Todo Conectado!", a Conexão Nordeste nasceu em 22 de novembro de 2005 como uma revista eletrônica trazendo informações turísticas sobre a região do Nordeste do Brasil, mas também colunas sobre moda, gastronomia, arquitetura e decoração, beleza, sociedade e cobertura de eventos, e muito mais!

"Costumo dizer que sou serbaiana, pois nasci em Sergipe, mas adotei a Bahia como minha segunda casa. Às vezes penso até que como primeira, pois por ter atuado como empresária nos mercados de turismo receptivo, música e eventos, acabei conhecendo a Bahia muito mais que muitos baianos. Para mim, na verdade, é um privilégio ser brasileira, apesar de todos os pesares. Mas, acima de tudo, é um privilégio ser nordestina! O Nordeste é uma região muito especial do nosso país. E com um potencial de crescimento maravilhoso, e em todas as áreas!", diz Marcia Cruz.

Marcia Cruz e parte da equipe do programa Balanço Geral
MIDIA TELEVISIVA E PRIMEIRO LUGAR EM AUDIÊNCIA

Dinâmica, Marcia Cruz também enveredou na direção televisiva. Entre 2008-2010, assumiu a direção de programação da Tv Caju, em Aracaju, período em que foi feita toda uma reformulação da emissora, incluindo programação local ao vivo das 6h as 20h, de segunda a sexta, com novos programas, cenários e toda uma roupagem artística que mudou completamente a plástica e o prestígio da emissora no Estado. 

Carlos Alberto, Marcia Cruz e Claudio Luis: parceria que deu
certo e primeiro lugar em audiência logo no 1o ano de programa!
E em dezembro de 2012, assumiu a direção executiva do programa Balanço Geral na Tv Atalaia/Rede Record, também em Aracaju, tendo como apresentador um velho conhecido e amigo baiano, o radialista Claudio Luis, também com vasta experiência na área de comunicação. A parceria dos dois ganhou o reforço comercial do publisher sergipano Carlos Alberto Menezes, da Dez Publicidade, e o resultado não poderia ser outro: primeiro lugar na audiência no horário em pesquisa realizada em dezembro de 2014, pelo Data Folha. 

Um ano de sucesso com comemoração em alto estilo, no Mais Verão, na praça do Forrocaju, com shows dos baianos Pablo e Timbalada, e dos sergipanos Dhi Sambar e Transões do Arrocha.



No Balanço Geral SE, Marcia Cruz também atuou como a Repórter SOS, gravando matérias para o programa e tendo a oportunidade de conhecer in loco o sofrimento e as mazelas sociais (CLICK AQUI e veja algumas de suas matérias). "O povo sofre muito com o descaso político e social. São como pessoas invisíveis à sociedade, e o Balanço Geral dá voz e vez a estas pessoas. Esta é uma das partes mais apaixonantes do programa: ajudar as pessoas que realmente precisam!", afirma Marcia Cruz.

Um pouco antes de completar três anos no projeto, Marcia Cruz se despede e parte para novos desafios. Afinal, a vida não pára! "Como a verdadeira mudança começa de dentro para fora, com mudanças internas de pensamentos, ações e comportamentos, surgiu meu interesse pelo COACHING. Como amo desafios e acredito no poder transformador que todos temos dentro de nós, pedi demissão da Record Sergipe e resolvi mergulhar de cabeça neste novo projeto e retomar minha empresa, com sede em Salvador, para atuar nas áreas de Consultoria de Desenvolvimento, Coaching e também com Marketing Digital, que é uma área pela qual sou hiper apaixonada, afinal tenho especialização em Marketing e lido com web jornalismo desde 2005, com a Conexão Nordeste. Só que fazer isto prestes a completar 49 anos foi realmente um passo muito desafiador e, sem dúvida, muito estimulante!! , diz ela, confiante.

PAIXÃO PELO COACHING

Dinâmica e focada, Marcia Cruz parte para se especializar em seu novo desafio: atuar com o Life & Professional Coaching tanto na área de atendimento como também em palestras, cursos, seminários, livros e o que vier. 

"Apaixonei-me pelo coaching! Pela oportunidade de ajudar pessoas a vencer obstáculos e alcançar objetivos. E quero aliar ao meu trabalho como coach minha experiência nas áreas de comunicação e marketing. Creio que serão importantes neste meu novo desafio, além da minha própria experiência de vida, como pessoa e como profissional", diz Marcia Cruz.

Seu aliado forte nesta nova etapa é o blog "Dicas bem Viver!... by Marcia Cruz", que traz, justamente, dicas para melhoria na qualidade de vida como um todo. 

"O blog nasceu como um hobby, por amar escrever, em dezembro de 2012, e foi crescendo aos poucos. Como sou dinâmica, o DBV traz dicas de alimentação saudável, beleza, fitness e estética, moda, comportamento, decoração, gastronomia, turismo. Afinal tudo isto é importante para uma boa qualidade de vida, e BEM VIVER é preciso!", afirma Marcia Cruz.

MUDANÇA DE RUMO 

O blog foi uma ferramenta importante na sua própria mudança pessoal. "Eu tinha vivido muitas coisas, mas, sem dúvida, tinha me descuidado como mulher. Já fui modelo na adolescência e cheguei a obesidade na vida adulta. Dos meus habituais 60kg e manequim 38, cheguei a pesar quase 100kg e a usar manequim 52. Escrever sobre qualidade de vida, sem dúvida, foi fundamental para que eu mudasse, afinal não poderia ser hipócrita. Como poderia ficar dando dicas de qualidade de vida e boa alimentação e eu mesma sendo um exemplo ruim disto? Desta reflexão nasceu minha necessidade em mudar.E mudar para melhor!", diz ela.

"Quando entendi a importância da alimentação saudável, e que as pessoas morrem mais pela boca, alimentando-se de porcarias, do que por guerras ou violência urbana, até quis estudar Nutrição, pois amo estudar. Cheguei a cursar o primeiro período, mas minha agenda não dava mais para conciliar uma nova graduação, e numa área totalmente nova. Então a nova paixão pela qualidade de vida encontrou no blog Dicas Bem Viver! um bom porto seguro, e uma forma excelente de ajudar a mim mesma, e a outras pessoas", explica Marcia.


CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO E INFOPRODUTOS

Com o auto coaching, pois não adianta indicar e não praticar, Marcia Cruz também fortalece sua paixão por duas grandes e importantes ferramentas no mundo dos negócios: NEGOCIAÇÃO E VENDA! 

E é assim que ela soma a seus projetos a Consultoria de Desenvolvimento. "Amo me relacionar com pessoas e acho fantástico o jogo das negociações, da arte da venda e do mundo dos negócios, como um todo. O mundo corporativo é visto muitas vezes como duro, e aparentemente frio, mas é na verdade um mundo estimulante e desafiador no qual,na verdade, passamos a maior parte do nosso tempo ativo. E é maravilhoso a gente poder vencer desafios e ajudar pessoas a terem conquistas e alta performance. Ter resultados efetivos é muito bom, e é muito bom ajudar pessoas a também ter resultados. É muito estimulante!, afirma ela.

"Sem falar nas ideias de negócios e de consultoria que podemos fazer com a nossa empresa, Empreender e Investir, atuando com negócios e com INFOPRODUTOS, onde ajudamos pessoas a levarem suas expertises ao maior número de pessoas, ajudando a ambos, ao profissional e também as pessoas no geral, que ganham com conteúdos de boa qualidade, que são os produtos de informação", explica Marcia Cruz, que pretende atuar também como produtora neste mercado.  


VIDA E LIBERDADE

"A vida é dinâmica, e YAOHUSHUA me trouxe vida, e vida em abundância, em todos os aspectos. Vida e liberdade! E também confiança no futuro, pois creio na vida eterna. Estou no mundo, mas apenas de passagem, e enquanto estiver por aqui quero poder desenvolver o fruto descrito em Gálatas 5, livro das Sagradas Escrituras, que inclui: paz, alegria, mansidão, domínio próprio, longanimidade, benignidade e, principalmente, AMOR. O dom supremo. A essência de YAOHUH UL, o Criador. E tudo isto inclui muita quebra de paradigmas, anulação de sofismas e destruição de fortalezas mentais negativas e destrutivas. Tudo isto um processo diário de mudanças, amadurecimento e crescimento que só me estimulam, mais e mais, ao desafio de tornar-me não apenas uma nova coach no mercado, mas sim em ser A MELHOR VERSÃO DE MIM MESMA!", afirma Marcia Cruz.

ABRAJET SERGIPE

Marcia Cruz fez parte da primeira diretoria oficial da Associação Brasileira de Jornalistas de Jornalistas de Turismo em Sergipe, na gestão de Silvia Oliveira, e na retomada da ABRAJET no Estado foi indicada a vice-presidente pela Presidente Nacional, Miriam Petrone. 

“Me sinto muito feliz em fazer parte da retomada da ABRAJET SERGIPE e pela equipe que se formou. Formamos um grupo coeso, dinâmico e cheio de vontade de fazer a diferença. Temos um Plano de Metas e estamos comprometidos com nossa missão. Somos a nova ABRAJET SERGIPE e vamos deixar nosso legado!”, finaliza Marcia Cruz, confiante e feliz com mais este desafio.

“Viver é um dom maravilhoso e é preciso não apenas passar pela vida, mas BEM VIVER. E quero poder aliar minhas experiências e paixões com a oportunidade de também ajudar pessoas não somente a terem uma melhor qualidade de vida, mas também a enfrentar obstáculos e alcançar objetivos com melhoria de performance e resultados efetivos”, finaliza Marcia Cruz.
CONTATOS MARCIA CRUZ: 


Instagram - By Marcia Cruz

Twitter - @bymarciacruz


CURTA SUAS PÁGINAS NO FACEBOOK:

Dicas Bem Viver by Marcia Cruz
https://www.facebook.com/DicasBemViver.byMarciaCruz

Gastronomia DBV - Receitas e Dicas
https://www.facebook.com/GastronomiaDBV

Invista em Você
https://www.facebook.com/empreendereinvestir/

Viver A Luz da Palavra
https://www.facebook.com/viveraluzdapalavra

Casamento e Cia DBV

https://www.facebook.com/RevistaCasamentoeCiaDBV



#DicasBemViverByMarciaCruz